Secções
Você está aqui: Entrada Projetos Europeus

Projetos Europeus

PIMAP Partnership

OBJETIVO:

Estabelecer as bases fundamentais para uma efetiva colaboração interclusters à escala Europeia, visando a definição de uma estratégia de internacionalização conjunta, direcionada aos mercados do Canada e EUA e o estabelecimento de novas cadeias de valor constituídas por PMEs para a consolidação de uma oferta de tecnologias de produção avançadas potenciadas por  novas aplicações de fotónica e outras tecnologias facilitadoras.

KEYWORDS:

Colaboração inter-cluster; tecnologias de produção avançadas; novas cadeias de valor; cooperação inter-regional; especialização inteligente; aplicações de fotónica; tecnologias facilitadoras; suporte às PMEs;

DESCRIÇÃO:

O projeto PIMAP Partnership reúne 4 clusters europeus e tem como objetivo identificar: (1) sinergias e oportunidades de colaboração entre os ecossistemas e PMEs dos clusters participantes, nomeadamente pela integração de tecnologias facilitadoras (e.g. no âmbito da fotónica) e outras tecnologias (e.g. micro-ondas) em sistemas de produção suportando o desenvolvimento de novos equipamentos e a modernização da indústria transformadora, e (2) em consonância com as complementaridades e sinergias identificadas, promover uma estratégia de internacionalização conjunta de abordagem aos mercados dos E.U.A. e Canadá.

A parceria reúne:

- dois clusters, o Alpha Route des Lasers et des Hyperfréquences (França) e o Joensuu Science Park (Finlândia), cujo foco de atuação surge centrado no âmbito de empresas que desenvolvem tecnologias de fotónica e micro-ondas e outras de base a sistemas de produção;

- o PRODUTECH-Cluster das Tecnologias de Produção (Portugal), reunindo no seu seio produtores de bens de equipamento, empresas de soluções no âmbito da digitalização e desenvolvedores de sistemas robóticos, com elevado potencial para integração destas soluções em sistemas de produção; e

- o cluster Triple Steelix (Suécia) direcionado para as fileiras do aço, reunindo produtores deste metal, empresas metalúrgicas e metalomecânicas, entre outros.

O projeto tem a duração de dois anos e centra-se na identificação de oportunidades de colaboração entre as PMEs dos diversos clusters e na promoção de iniciativas prospetivas de abordagem aos dois mercados identificados (EUA e Canada), visando o estabelecimento da estratégia de internacionalização conjunta.

CONSÓRCIO:

ALPHA-RLH | FR

JSP | FI

TRIPLE STEELIX | SE

PRODUTECH | PT

WEBSITE: https://www.clustercollaboration.eu/escp-profiles/pimap-partnership
PROGRAMA DE FINANCIAMENTO: COSME [COS-CLUSINT-2016-03-01]COSME-2016-CLUSTER-1A support the establishment of European Strategic Cluster Partnership – Going International (ESCP-4i)
Nº DO PROJETO: 783407
DATA DE INICIO: 01/01/2018
DURAÇÃO: 24 Meses
INVESTIMENTO: 266.644 Euros
INCENTIVO: 199.983 Euros
SIGA-NOS: TWITTER

Entrar


Esqueceu a sua senha?