Secções
Você está aqui: Entrada Projetos PRODUTECH QUALIFICAÇÃO 2020

PRODUTECH QUALIFICAÇÃO 2020

PROGRAMA DE FINANCIAMENTO:

Financiamento

Sistema de Apoio a Ações Coletivas [PORTUGAL 2020]

ÂMBITO TERRITORIAL:

Região Norte e Centro de Portugal

CÓDIGO DO PROJETO:

46971

OBJETIVO PRINCIPAL:

Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas.

ENTIDADE BENEFICIÁRIA:

PRODUTECH - Associação para as Tecnologias de Produção Sustentável

DATA DE APRO-VAÇÃO: 6/10/2020 DATA DE INICIO: 01/11/2020 DATA DE CONCLU-SÃO: 30/06/2023 INVESTI-MENTO:

174.442 Euros

INCEN-TIVO [FEDER]:

148.275 Euros

Logo_Qualificação_2020

OBJETIVO:

Qualificação da fileira das tecnologias de produção, por via da informação estratégica, inovação, cooperação, sensibilização e operacionalização de função de suporte, visando a sua capacitação para a transformação digital da indústria transformadora.

KEYWORDS:

cluster; colaboração intra- e inter- cluster; tecnologias de produção avançadas; novas cadeias de valor; cooperação; informação e inteligência estratégica; transformação digital; transição verde; tecnologias facilitadoras; qualificação;

DESCRIÇÃO:

O projeto estrutura-se em torno de 3 atividades nucleares:

1 - Inteligência Estratégica e Criação de Bases para a Operacionalização

Esta atividade tem como objetivo principal a criação de condições de base para o desenvolvimento, implementação e operacionalização dos novos serviços a serem promovidos no seio do projeto. Sustenta-se num conjunto de ações integradas visando (A) o desenvolvimento de novo conhecimento, fundamental para o aprofundamento da estratégia da fileira, no quadro da visão do projeto, e a exploração de inovadores modelos de financiamento para a inovação sistemática, no quadro da produção sustentável, circular e digital e (B) a recolha, compilação e sistematização de informação estratégia, sustentando as ações do projeto que não são do domínio da atividade corrente da entidade.

2 - Qualificação, Capacitação e Cooperação

Esta atividade tem como objetivo principal a efetiva operacionalização e colocação no terreno de um conjunto de iniciativas visando a qualificação das empresas. Tirando partido dos trabalhos da atividade 1 e capitalizando iniciativas que vêm sendo desenvolvidas por diversos atores da esfera pública e privada, esta atividade visa, sinergicamente, implementar no terreno intervenções que vão além da mera sensibilização criando condições e mecanismos para a transformação digital do tecido empresarial. Centra-se em dois domínios nucleares: (A) a capacitação e cooperação para a transformação digital e (B) Operacionalização do PRODUTECH DIH Platform e criação de plataforma online.

3 – Divulgação e Disseminação

Esta atividade tem como objetivo principal proceder à ampla divulgação dos resultados e promover iniciativas indutoras da adoção preconizada por via da demonstração de casos de sucesso e tecnologias para a transformação digital da indústria. Congrega assim a divulgação das demais atividades do presente projeto e, espera-se, dará lugar à indução da adoção da indústria 4.0 nas empresas, à identificação de novas oportunidades de cooperação, nas mais diversas vertentes, mobilizando neste processo as empresas da fileira, o sistema científico e tecnológico nacional, os setores utilizadores, os atores da esfera pública e os demais agentes económicos relevantes e à promoção de novas estratégias de eficiência coletiva.

O projeto incorpora ainda uma atividade de suporte dedicada à gestão e coordenação.

RESULTADOS:

Implementação no terreno de um conjunto de ações que visaram a qualificação da fileira das tecnologias de produção, nomeadamente de informação estratégica, inovação, cooperação, sensibilização e operacionalização, visando a sua capacitação para a transformação digital da indústria transformadora.

CONSÓRCIO:

Não Aplicável (Projeto Individual promovido pela PRODUTECH)

WEBSITE: Não Aplicável

Entrar


Esqueceu a sua senha?