Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Nós na Imprensa Tecnologias de produção com estatuto prioritário

Tecnologias de produção com estatuto prioritário

PRODUTECH, uma iniciativa da Plataforma MANUFUTURE, foi aprovado pelo Governo Português como Pólo de Competitividade e Tecnologia, no âmbito do QREN

A inicitiva Manufuture surgiu de um desafio lançado pela Comissão Europeia (CE) à indústria transformadora para que "dissesse concretamente quais eram as suas prioridades a nível de programas de Investigação e Desenvolvimento (I&D)" conta José Carlos Caldeira. Este projecto foi assumido por empresários de 28 sectores industriais a nível europeu, universidades e centros de investigação e envolve, actualmente, 26 países, 1700 participantes directos e mais de 100 mil membros indirectos.

Em conjunto têm como objectivo prioritário promover a indústria, em geral, e a indústria europeia, em particular em sectores fundamentais da economia do Velho Continente, e a grande aposta é na I&D orientada para a produção de "novas tecnologias capacitadoras de aplicação e de impacto multi-sectorial".

Em 2006 chegaram a um consenso quanto aos temas e linhas prioritárias de investigação que a indústria transformadora europeia precisa de seguir e, actualmente, estão empenhados em garantir o acompanhamento e prossecução dessa estratégia junto da Comissão Europeia, tendo criado para esse efeito a associação European Factories of the Future Research Association (EFRA). Uma organização que recorreu à "experiência portuguesa" no desenvolvimento do PRODUTECH.

Em Portugal, o Fórum Manufuture teve como um dos fundadores, o empresário Belmiro de Azevedo e envolve no seu seio empresas dos mais diversos sectores industriais.

 

in Jornal de Notícias

10 de Julho de 2009

Entrar


Esqueceu a sua senha?