Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Notícias Produtech Parceria PRODUTECH demonstra na IDEPA tecnologias de produção inovadoras

Parceria PRODUTECH demonstra na IDEPA tecnologias de produção inovadoras

O PRODUTECH, em parceria com o CATIM apresentou, no passado dia 6 de novembro, em unidades piloto instaladas na IDEPA, soluções avançadas nos domínios dos sistemas de produção inteligentes, do controlo de qualidade e da eficiência energética e ambiental, concebidas e implementadas com tecnologias de produção inovadoras, desenvolvidas em Portugal, e que decorrem de resultados originados no âmbito dos Projetos Mobilizadores PRODUTECH.

Nos domínios dos sistemas de produção inteligentes foi demonstrada na sessão uma solução inovadora para a gestão da energia de equipamentos.

No âmbito do controlo de qualidade, foi apresentada uma nova solução informática que incorpora uma metodologia inovadora especificamente desenvolvida para endereçar aos desafios da produção em pequenas séries. Esta solução integra um modelo decisório genérico para as várias abordagens de controlo da qualidade, sendo este modelo aplicado ao caso particular do processo produtivo da IDEPA.

No contexto da eficiência energética e ambiental, apresentaram-se as metodologias inovadoras que foram desenvolvidas no âmbito da ecoeficiência dos sistemas produtivos, e que deram origem a ferramentas e softwares comerciais. Aplicáveis a uma multiplicidade de setores industriais, estes softwares apresentam ainda diferentes níveis de customização, sendo por isso configuráveis à especificidade dos setores e empresas individuais.

Eduardo Moura e Sá, gerente na IDEPA, enfatiza “estes projectos permitiram-nos o acesso a tecnologias que são base de desenvolvimento para as futuras exigências de mercado na área do ambiente e do controlo da qualidade, sendo importantes ferramentas de apoio à decisão. Enquanto empresa utilizadora das tecnologias de produção, o envolvimento com as entidades do sistema científico e tecnológico e empresas desenvolvedoras destas tecnologias, foi fundamental para desenvolver competências e criar bases para a sua capacidade de inovação interna.”

Os projetos mobilizadores PRODUTECH orçamentados, no seu conjunto, em 12 milhões de euros, foram coordenados pelo CATIM (Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica) e cofinanciados pelo Sistema de Incentivo à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional – 2007-2013) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, da União Europeia. Os projetos envolveram um consórcio alargado (42 parceiros), multidisciplinar, na realização de trabalhos de investigação, desenvolvimento e demonstração, para a geração de um conjunto de novas tecnologias. Dada a aplicabilidade à multiplicidade de setores industriais, os impactos ultrapassam os setores compreendidos pelo projeto, sendo um contributo para a criação e intensificação de dinâmicas de colaboração fundamentais para a consolidação de bases para a competitividade da indústria transformadora.

Para mais informação sobre os projetos mobilizadores PRODUTECH PSI e PRODUTECH PTI consultar:

http://mobilizadores.produtech.org/

Entrar


Esqueceu a sua senha?