Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Notícias Produtech Parceria PRODUTECH demonstra na ADIRA tecnologias para produção costumizada

Parceria PRODUTECH demonstra na ADIRA tecnologias para produção costumizada

O Polo das Tecnologias de Produção (PRODUTECH), em parceria com o CATIM, apresentou, no dia 6 de Maio, os primeiros resultados dos seus Projetos Mobilizadores PRODUTECH PSI e PRODUTECH PTI, materializados no ADIRA PRODUCTION SYSTEM, a nova linha de montagem da fábrica da ADIRA, nas instalações industriais da empresa em Canelas (Vila Nova de Gaia).

Esta nova linha de montagem foi concebida e implementada com tecnologias de produção inovadoras, desenvolvidas em Portugal, incluindo software de otimização de produção e veículos autónomos que abastecem cada posto de trabalho exatamente com os materiais necessários à montagem das encomendas personalizadas. O aumento de rapidez e de flexibilidade resultante vai permitir a esta empresa nacional reduzir os prazos de entrega de máquinas totalmente customizadas em mais de 50%.

Os desenvolvimentos, centrados na área de gestão de operações e logística para produtos customizados, tiveram como objetivo desenvolver metodologias, ferramentas e equipamentos que permitam às empresas portuguesas produzir produtos customizados (personalizados às necessidades de cada cliente) de forma mais competitiva.

 “Através deste sistema, a ADIRA poderá montar produtos de alto valor acrescentado e ser mais competitiva nos mercados nacional e internacional. Esperamos reforçar a nossa posição de fabricante mundial de referência de máquinas para trabalhar chapa metálica”, declara o CEO da ADIRA, António Cardoso Pinto.

Este projeto envolveu um consórcio alargado e multidisciplinar, abarcando áreas como a otimização de operações e layouts, o escalonamento e controlo da produção, a automatização de fluxos de materiais e informação, e a gestão de materiais e componentes.

 “Estes resultados ilustram as potencialidades deste tipo de desenvolvimentos colaborativos, envolvendo empresas desenvolvedoras, utilizadores de sistemas de produção avançados e entidades do sistema científico e tecnológico, e também o impacto que estas tecnologias podem ter na competitividade da indústria transformadora”, declara José Carlos Caldeira, Administrador Executivo do PRODUTECH.

Para além da demonstração destas tecnologias, a sessão incluiu ainda intervenções do Dr. Maurizio Gattiglio, Presidente da EFFRA – European Factories of the Future Research Association, e do Dr. Miguel Barbosa, da Secretaria de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade.

No final do dia, este demonstrador recebeu também a visita do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Dr. Pedro Gonçalves.

Entrar


Esqueceu a sua senha?