Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Notícias Produtech MIDEST 2011 recebeu a maior participação portuguesa de sempre

MIDEST 2011 recebeu a maior participação portuguesa de sempre

Decorreu em Paris, no parque de exposições de “Paris-Nord Villepinte”, de 15 a 18 de Novembro, a feira internacional “MIDEST”, em paralelo com a TOLEXPO. Esta feira apresentou uma variada e completa gama de soluções para diversos mercados industriais, nomeadamente processamento metálico, produtos semi-acabados, plástico, borracha, processamento de material composto, electrónica, electricidade, serviços industriais, manutenção industrial e serviços.

Com cerca de 1700 expositores, a feira reivindica o primeiro lugar a nível mundial para mostra de produtos e serviços nestas áreas.

Ao longo dos últimos quinze anos, esta feira atrai regularmente um número razoável de empresas portuguesas (entre dez e quinze).

Nesta última edição, o PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção, em conjunto com as duas associações do sector, ANEMM e a AIMMAP promoveram a participação de Portugal como país convidado, o que se traduziu num pavilhão de 60 m2, na área mais nobre do certame, para promoção das competências e capacidades nacionais nestas áreas.

No total, a participação de Portugal da edição de 2011 ascendeu a 47 empresas, duas associações (AIMMAP e ANEMM) e o Pólo PRODUTECH. Algumas empresas associadas do PRODUTECH estiveram também presentes: a ACONTROL, a ARSOPI, a FELINO e a ADIRA.

A área total ocupada pelas empresas portuguesas nos dois certames foi superior a 600 m2, o que correspondeu à maior participação nacional de sempre no MIDEST, sinal claro da aposta destes sectores na internacionalização.

A inauguração da feira contou com a presença do Presidente da Assembleia Nacional Francesa, Bernard Accoyer, do Embaixador de Portugal em Paris, Francisco Seixas da Cosa, da Administradora do AICEP, Teresa Ribeiro e ainda do Director da delegação AICEP em Paris, António Ribeiro.

IMG_0128.JPG

Divulgação das potencialidades da indústria portuguesa no MIDEST- Conferências

Em paralelo com a feira, foram também organizados pelo PRODUTECH, AIMMAP e ANEMM 3 seminários de divulgação das potencialidades da indústria nacional.

De salientar o seminário “Factories of the Future: new solutions for new challenges”, que contou com a presença de Chris Decubber (representante da EFFRA) com o tema “Factories of the future – Challenges and Trends” e de Cécile Coustal, do Cluster Plastispolis, que apresentou um exemplo europeu de clustering – “Clusterplast – a sucessful example of European inter-clustering”.

PRODUTECH nomeado nos Troféus MIDEST 2011

Os Trófeus MIDEST são atribuídos por um júri da feira, às empresas e organizações que se distingam em várias categorias, nomeadamente: Gabinetes de Estudo, Inovação, Internacionalização, Organização, Parceria/Aliança, Conquistas exemplares e Prémio especial do Júri.

Nesta edição, as empresas portuguesas foram contempladas com 2 nomeações e 1 troféu.

A empresa NCP – Fabrico de produtos metálicos S.A venceu o trófeu na categoria Internacionalização, tendo sido umas das nomeadas também na categoria Inovação.

O PRODUTECH, em conjunto com a ADIRA e o INEGI, foi um dos nomeados na categoria Parceria / Aliança, com o projecto “Green Bender”.

A GreenBender é uma máquina inovadora, fruto de um projecto de I&D realizado em parceria entre a ADIRA e o INEGI, capaz de responder às necessidades de uma indústria que procura todos os dias respostas mais rápidas, flexíveis, precisas e eficientemente energéticas.

Esta máquina é capaz de quinar peças de todos tamanhos com uma precisão notável (4 microns), em pequenas ou grandes séries. Ao mesmo tempo que facilita o trabalho do operador e reduz em 20 % o tempo de preparação, graças a processos inteligentes e software sofisticado. Económica e ecológica, permite consumir menos 30 % de energia e de fluidos que as máquinas tradicionais.

Entrar


Esqueceu a sua senha?