Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Notícias Produtech Fórum: Competitividade e Internacionalização - Pólos de Competitividade e Clusters

Fórum: Competitividade e Internacionalização - Pólos de Competitividade e Clusters

O COMPETE organizou, no passado dia 20 de Dezembro, em articulação com o Ministério da Economia e Emprego, um Forúm e uma Exposição onde se debateu a competitividade e a internacionalização, em torno dos pólos de competitividade e clusters.

Este forúm reuniu representantes do tecido sócio-economico e especialistas em torno de painéis de debate e reflexão sobre empreendedorismo, inovação, competitividade e internacionalização.

Durante a sessão, o Secretário de Estado destacou que a política dos Pólos de competitividade deve estar "mais orientada para a internacionalização", de modo que estas estruturas se assumam como "aceleradores do processo de inovação da economia" portuguesa.

Assim, "o futuro da economia portuguesa tem que ser assente na inovação, cooperação e estabelecimento de parcerias e a configuração de pólos e 'clusters' é a solução para uma maior competitividade nos mercados internacionais", sobretudo sendo o tecido empresarial nacional dominado por "pequenas e médias empresas [PME] sem a massa crítica necessária para se internacionalizarem" sustentou Carlos Oliveira.

A este propósito, o Secretário de Estado ressalvou que o Governo está a preparar um plano "para apoiar as empresas a capacitarem-se em Portugal, ainda antes da internacionalização", de forma a "depois estarem preparadas" para se lançarem no exterior.

Em paralelo com o Fórum, os Pólos de Competitividade dinamizaram uma Exposição onde apresentaram os vários projetos resultado de ações de eficiência coletiva entre os membros dos pólos.

A PRODUTECH fez uma apresentação sobre a actividade desenvolvida e as perspectivas para o futuro e esteve presente na exposição com 2 projetos dinamizados ou apoiados pelo Pólo e vencedores de prémios internacionais: Projeto Greenbender e Projeto ShoeID.

Entrar


Esqueceu a sua senha?