Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Notas de Imprensa FÓRUM PRODUTECH 2010

FÓRUM PRODUTECH 2010

O PRODUTECH - Pólo das Tecnologias de Produção, realizou no dia 10 de Novembro, no âmbito da EMAF 2010 – Exposição Internacional de Máquinas-Ferramenta e Assessórios, um Fórum subordinado ao tema “As tecnologias de produção como pilar da competitividade e do desenvolvimento sustentável.

O fórum abriu com um painel sobre “Os novos e os velhos desafios da indústria transformadora”, no qual foram oradores o Presidente da CIP, António Saraiva, Leonor Sopas, da Universidade Católica Portuguesa e Nelson de Souza, Gestor do COMPETE.

O evento contou também com apresentações de especialistas nacionais e internacionais, em áreas como as cadeias de fornecimento, as redes de cooperação empresariais e as tecnologias de informação nos processos produtivos, e ainda com intervenções sobre as necessidades e desafios de dois sectores relevantes da economia nacional: agro-alimentar e energia.

Estiveram presentes neste encontro mais de 80 participantes entre empresas produtoras e utilizadoras de tecnologias de produção, associações empresariais, centros tecnológicos e outras entidades do Sistema Cientifico Tecnológico Nacional.

Este fórum teve especial interesse, quer pela apresentação de tendências e evoluções tecnológicas, quer pela definição dos principais desafios da indústria transformadora europeia na era da Globalização.

Aumentar a flexibilidade, promover a eficiência na utilização de recursos (materiais, energia, etc.) e reconhecer a importância de interligações nas cadeias de valor, foram algumas das estratégias debatidas, confirmando o impacto que a fileira nacional das tecnologias de produção pode e deve ter na competitividade e sustentabilidade de sectores estratégicos onde Portugal tem apostado e investido.

José Manuel Fernandes, Presidente do CA do PRODUTECH, encerrou o Fórum lançando o repto “As empresas têm de se unir e de estar de braço dado com as instituições relevantes da nossa economia. É necessário recusar a crise, não há limites para o desenvolvimento, temos de ser arrojados, apostar no conhecimento, na inovação e na internacionalização”.

Entrar


Esqueceu a sua senha?