Abertura de 4 novos concursos QREN
- SI Inovação / Inovação Produtiva (Aviso 02/SI/2012): Encerra a 26-04-2012
Destina-se a apoiar projetos de investimento produtivo de natureza inovadora (bens, serviços e processos) promovidos por empresas.
Com uma dotação global FEDER de 120 milhões de euros, envolve projetos desenvolvidos em todo o território continental, considerando as seguintes prioridades: “Empresas exportadoras”, “Novos Exportadores”, “Valorização Oferta Nacional” e “Dotação de baixa densidade” (especificamente para as regiões de Lisboa e do Algarve).
- SI Inovação / Empreendedorismo Qualificado (Aviso 03/SI/2012): Encerra a 26-04-2012
Destina-se a apoiar a criação de empresas ou o reforço da capacidade produtiva de empresas com menos de três anos de atividade, considerando as prioridades: orientação para mercado externo, aposta em sectores de alta/média tecnologia ou forte intensidade de conhecimento e valorização de anteriores projetos de I&DT (produção de bens e serviços) no crescimento da empresa. O concurso prevê a atribuição de majoração aos projetos liderados por mulheres (Empreendedorismo Feminino) e liderados por jovens com idades entre os 18 e os 35 anos (Empreendedorismo Jovem).
A dotação global FEDER é de 25,7 milhões de euros e abrange projetos de todo o território continental.
- SI Qualificação PME / Projetos Individuais: Encerra a 16-04-2012.
Destina-se a apoiar os projetos apresentados por PME orientados para o reforço da presença no mercado externo, com investimentos em fatores dinâmicos de competitividade, nomeadamente: Criação, Moda &Design; Qualidade; Ambiente; Diversificação e Eficiência Energética; Internacionalização; Economia Digital.
Com uma dotação global FEDER de 39.5 milhões de euros, envolve projetos desenvolvidos em todo o território continental, correspondendo ao domínio “Internacionalização” um total de 25 milhões de euros (63% da dotação total do concurso).
- Promoção da Participação no 7º Programa Quadro de I&DT (UE): Encerra a 30-04-2012.
Destina-se a apoiar projetos promovidos por entidades sem fins lucrativos do sistema científico e tecnológico e associações empresariais, que visem potenciar a participação de empresas nacionais em programas europeus enquadrados no 7º Programa Quadro de I&DT (UE), designadamente campanhas de sensibilização, informação e demonstração junto de PME e assistência técnica na elaboração e negociação de candidatura.
A dotação total FEDER no âmbito do COMPETE é de 5 milhões de euros e abrange projetos promovidos por entidades localizadas nas regiões Norte, Centro e Alentejo.
Com uma dotação global de 190 milhões de euros de Incentivo FEDER, estes concursos pretendem aumentar a capacidade produtiva das empresas nacionais promovendo a sua presença ativa no mercado global, estimular a presença em redes de cooperação internacionais e estimular novos projetos de vertente internacional.
Mais informação: