Secções
Você está aqui: Entrada Projetos DIH4CPS

DIH4CPS

OBJETIVO:

O projeto DIH4CPS pretende apoiar a estratégia Europeia de digitalização da Indústria, para que qualquer empresa da Europa tenha acesso a um Centro de Inovação Digital (Digital Innovation Hub – DIH), suportando-a na sua transformação digital. Neste sentido, o projeto DIH4CPS visa alavancar a rede de Digital Innovation Hubs e de provedores de soluções à escala europeia, e cujo foco de intervenção centra-se em sistemas ciber-fisicos e sistemas embebidos.

KEYWORDS:

Sistemas Ciber-físicos; Internet das coisas; Computação embebida

DESCRIÇÃO:

O projeto DIH4CPS liderado pela UNINOVA reúne um consórcio internacional de 33 parceiros de 10 países da União Europeia, dos quais 13 DIHs, 9 Centros de Investigação, 5 Associações e 15 PMEs. O DIH4CPS está estruturado em 7 atividades principais:

1 – Configuração e Gestão da rede de DIHs

Esta atividade tem como principal objetivo desenvolver uma rede de DIHs no domínio dos Sistemas Ciber-físicos e Embebidos, através da identificação e materialização de processos de colaboração baseados em serviços, identificação e implementação de KPIs de DIHs para colaboração nos domínios do Ecossistema, Tecnologia e Negócios. Estes desenvolvimentos terão como base a rede DIH4CPS.

2 – Modelação da Rede DIHs e Navegação

Com esta atividade pretende-se criar um modelo organizacional de redes de entidades DIHs no domínio dos Sistemas Ciber-físicos e Embebidos (CPES). Será criada uma ontologia que modele os fatores humanos e competências tecnológicas em plataformas, tecnologias e instalações da rede DIH4CPS e DIHs Europeus. Será também disponibilizada uma ferramenta de navegação para a rede, permitindo a engenharia de soluções colaborativas e a geração orgânica de experiências de ampliação transfronteiriça.

3 – Experimentos Iniciais

Durante esta atividade serão realizados 11 experimentos de aplicação iniciais (iAE), permitindo a execução e demonstração dos projetos de Hubs de Inovação Digital (DIH) sendo aplicados às necessidades das empresas e associações. Estes experimentos de aplicação serão executados por clusters de parceiros que, com diferentes competências, colocarão em prática as soluções inovadoras propostas demonstrando a importância e o valor do DIH e a sua cooperação e disponibilidade para auxiliar as necessidades de negócio, específicas e complexas de cada experimento.

4 – Expansão da Rede e Experimentos

Nesta atividade serão lançadas 2 OPEN CALLs para ampliar o portefólio de experiências de aplicação no DIH4CPS complementando os resultados dos experimentos que integram inicialmente o consorcio. Pretende-se assim, expandir a rede DIH4CPS e a disponibilidade e capacidade geral dos DIHs na Europa, financiando a inscrição de mais 25 DIHs na rede do projeto.

5 – Disseminação

Esta atividade visa divulgar o trabalho realizado no DIH4CPs em toda a Europa. Através da criação de workshops, participação em conferências e apresentação dos resultados e experiências.

6 – Exploração e sustentabilidade da rede de DIHs

Esta atividade pretende desenvolver as condições para a criação, lançamento, implantação de DIHs e a exploração sustentável da rede DIH4CPS. O resultado final desta atividade será a implementação do modelo de negócio e modelo de exploração, desenvolvidos neste projeto, no IVLab, lançando a rede e ativando a sua organização.

7 – Requisitos éticos

Esta atividade irá assegurar o cumprimento de todos os requisitos éticos ao longo do projeto, nomeadamente na realização dos experimentos e na interação dos vários intervenientes nas redes criadas com os DIHs.

Este projeto vem permitir à PRODUTECH enquanto DIH, contribuir com a sua experiência para o desenho de uma estrutura de DIHs para a área Ciber-física Europeia. Simultaneamente o projeto permitirá a oportunidade a empresas portuguesas de demonstrarem e experimentarem a interação com a PRODUTECH e novos DIHs no processo de desenvolvimento e implementação de novos produtos inovadores nesta área das tecnologias.

CONSÓRCIO:

http://dih4cps.eu/partners/

WEBSITE:

http://dih4cps.eu/dih-network/

PROGRAMA DE FINANCIAMENTO:

Financiamento

O projeto DIH4CPS é cofinanciado pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.o 872548 

Horizon 2020 – Innovation Action [Horizon 2020-UE] 

Nº DO PROJETO: 872548
DATA DE INICIO: 01/01/2020
DURAÇÃO: 36 Meses
INVESTIMENTO: 9.158.683,75 Euros
INCENTIVO: 7.999.333,75 Euros
SIGA-NOS: LinkedInfaceboock | Twitter | YouTube
Entrar


Esqueceu a sua senha?