Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Notícias Produtech Sessão de Lançamento do iMan Norte Hub, no dia 25 de maio em Leça da Palmeira

Sessão de Lançamento do iMan Norte Hub, no dia 25 de maio em Leça da Palmeira

No dia 25 de maio, na Marina de Leça da Palmeira, realizou-se a sessão de lançamento de um Digital Innovation Hub para a indústria no Norte de Portugal. Esta rede de Inovação Digital chama-se iMan Norte Hub e tem como missão fomentar a transformação digital das empresas industriais da região Norte e estimular o respetivo ecossistema de inovação.

Ao incentivar a transformação digital das empresas industriais da região Norte de Portugal, designadamente através da adoção e difusão de tecnologias avançadas de produção, o iMan Norte Hub ambiciona desenvolver áreas chave, nomeadamente a digitalização e a robótica, e combinar a existência de competências e infraestruturas científicas e tecnológicas, com vista a potenciar a criação de novos negócios e fortalecer os já existentes.

Esta Rede de Inovação Digital surge no contexto do plano de ação da Comissão Europeia para a digitalização da indústria europeia e da estratégia para a criação de um mercado único digital, que inclui a criação destes Digital Innovation Hubs. De acordo com a Comissão “é necessário adequar o mercado único europeu à era digital eliminando barreiras regulamentares e passando dos atuais 28 mercados a um mercado único”. 

Além da PRODUTECH, as entidades responsáveis pela coordenação deste programa são: o INESC TEC, UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto), CATIM (Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica), CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal), CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal) e CTCOR (Centro Tecnológico da Cortiça). A coordenação geral da iniciativa é assumida pela PRODUTECH.

A sessão contou com a presença de Ana Teresa Lehmann, Secretária de Estado da Indústria e da Vice-Presidente da CCDR-N, Ester Gomes da Silva.

Representantes de todas as entidades que integram o iMan Norte Hub tiveram a oportunidade de apresentar a iniciativa, medidas de apoio à digitalização da indústria e casos de sucesso de implementação em diversos setores industriais.

classificado em:
Entrar


Esqueceu a sua senha?