Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Notícias Produtech Kaizen lança barómetro para avaliar economia portuguesa

Kaizen lança barómetro para avaliar economia portuguesa

O Kaizen Institute, membro da PRODUTECH, lançou este mês um barómetro trimestral que avalia a economia portuguesa. Para isso, contou com o contributo de cerca de 70 gestores de topo de algumas das maiores e mais bem-sucedidas empresas nacionais, como a Amorim, a Galp Energia, a Sonae, a Volkswagen Autoeuropa, a Efacec, a Caixa Geral de Depósitos, entre outras.

O Barómetro Kaizen permite aferir o grau de confiança que os gestores depositam na economia portuguesa, através de questões essenciais sobre exportações, faturação, a rentabilidade ou a inovação, entre outros, tornando possível identificar novos caminhos.

Sendo trimestral, o Barómetro Kaizen permite avaliar a evolução de vários itens da economia portuguesa.

A primeira edição permitiu perceber que o grau de confiança na economia nacional é negativo, pontoado em 9 (numa escala de 0/20) e que os principais problemas que as empresas nacionais se debatem actualmente são: Financiamento (68%), carga fiscal (52%), Eficácia da justiça (50%), entre outros.

Por outro lado, como perspetiva para o ano 2013, os respondentes consideram que as exportações e controlo de custos tendem a melhorar enquanto a facturação e rentabilidade tendem a piorar.

O Kaizen acredita que esta iniciativa será útil para lançar um fórum de discussão pública de soluções e caminhos para alavancar o tecido empresarial em Portugal.

 

 

Ficha técnica

• Universo: 75 Membros

• Respostas: 60 Membros

• Período de auscultação: 9 a 16 de Janeiro de 2013

• Tratamento dos dados: Kaizen Institute

Entrar


Esqueceu a sua senha?